Arquivo de Artigos Archives - Page 2 of 10 - TheDOMNetwork!

11Jun2012
Seus Clientes deveriam ser seu Principal Stakeholder? Thumbnail

Seus Clientes deveriam ser seu Principal Stakeholder?

“Todos os Animais São Iguais, mas Alguns São Mais Iguais que Outros” O trecho acima faz parte do romance “A Revolução dos Bichos” do autor inglês George Orwell. Para quem não conhece a história, a frase acima está no contexto de uma revolução empreendida por um conjunto de animais que resolve se libertar dos domínios e da exploração dos donos de uma fazenda. Curiosamente, esta sentença também serve para ilustrar a seguinte questão: No final do dia, qual é o stakeholder mais importante para sua empresa? Investidores? Reguladores? Funcionários? Fornecedores? Clientes?

Leia mais
22Feb2012
Sustentabilidade: uma Inovação Necessária Thumbnail

Sustentabilidade: uma Inovação Necessária

A concepção de uma correta estratégia corporativa presume a análise de fatores e variáveis externas e internas de impacto e direciona/ organiza a forma pela qual a empresa atingirá o máximo de resultados com o mínimo de esforços e investimentos. Como resultado entende-se não só a satisfação financeira de seus acionistas, mas a criação de valor compartilhado com seus diversos stakeholders e a construção das bases para resultados futuros contínuos e reputação crescente.

Leia mais
22Feb2012
A Web como Grande Aliada da Sustentabilidade na Comunicação dos Temas Críticos e no Relacionamento com os Diferentes Stakeholders Thumbnail

A Web como Grande Aliada da Sustentabilidade na Comunicação dos Temas Críticos e no Relacionamento com os Diferentes Stakeholders

A Web é hoje reconhecida por todo mercado como uma grande alavanca de vantagem competitiva para as empresas, pois permite rápido ganho de escala de comunicação e relacionamento mais aproximado e interativo com seus diversos stakeholders. Para as atividades e ações sustentáveis, essas características são ainda mais relevantes. Estas ações estão hoje em franco ganho de maturidade, mas sofrem de grande pressão por custos baixos frente à grande necessidade de divulgação e aproximação da sociedade civil de maneira global. Lembrando que a Sustentabilidade passa pelo tripé Social, Ambiental e Econômico, todas as suas ações impactam processos pouco aparentes para os públicos que procura atender (sejam eles consumidores, fornecedores, funcionários, acionistas, ONGs, mídia, redes sociais, dentre outros).

Leia mais
22Feb2012
Fazendo as Iniciativas de Sustentabilidade Funcionar Thumbnail

Fazendo as Iniciativas de Sustentabilidade Funcionar

Algumas empresas têm encontrado dificuldades em maximizar seus esforços de Sustentabilidade e, de fato, transformá-los em programas integrados às suas rotinas de gestão. Desta forma, apresentamos 3 melhores práticas que têm auxiliado algumas das empresas líderes no tema em suas iniciativas de Sustentabilidade. 1.      Identificar as Questões Essenciais (Sustainability Issues Mapping) Um dos pontos centrais da sistematização da Sustentabilidade é a identificação das questões essenciais que afetam o negócio. Caso contrário, as iniciativas de Sustentabilidade correm o risco de não serem representativas e/ou alinhadas aos interesses da empresa. O objetivo aqui é refletir sobre o impacto que a empresa tem sobre seu entorno e os desafios e fontes associados a isto. (more…)

Leia mais
22Feb2012
O Valor da Sustentabilidade Sob a Ótica Tangível e Intangível Thumbnail

O Valor da Sustentabilidade Sob a Ótica Tangível e Intangível

Para sobreviverem e se perpetuarem, as culturas corporativas devem cada vez mais prezar pela flexibilidade e adaptabilidade às novas tendências e demandas que se amplificam, principalmente a partir da evolução tecnológica, da chegada de novas gerações ao mercado de trabalho e das mudanças sistêmicas demandadas pelas iniciativas privada, pública e civil, caracterizadas pela bandeira da Sustentabilidade. A aplicação da Sustentabilidade nas organizações representa a “Compreensão dos Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais de uma Empresa sobre seus Stakeholders e Entorno e a Adoção de Modelos, Programas, Projetos, Práticas e Ações que Permitam Garantir e Potencializar o Equilíbrio destes 3 Aspectos no Presente e Futuro”. Porém, a evolução de sua adoção e aplicação nas organizações necessariamente deve passar por considerar o conceito de Geração e Proteção de Valor Tangível e Intangível aos 3 Pilares da Sustentabilidade. (more…)

Leia mais
20Sep2011
Lembrando Prahalad, sobre Inovação e Sustentabilidade Thumbnail

Lembrando Prahalad, sobre Inovação e Sustentabilidade

Para abrir este artigo, recorro a C.K. Prahalad, famoso guru do management, falecido em abril de 2010. Em seu último – e hoje célebre – artigo para a Harvard Business Review (setembro de 2009), o autor de A Riqueza na Base da Pirâmide debruçou-se sobre o tema da sustentabilidade nos negócios. E mais especificamente sobre a sua correlação com a inovação. “Os executivos de empresas vivem divididos entre escolher os benefícios sociais do desenvolvimento de produtos e processos sustentáveis e os custos financeiros de fazer isso”, escreveu no texto assinado também por Nidumolu Ram (InnovaStrat) e MR Rangswami (Eco Corporate Forum), destacando  a “falsa” visão dicotômica centrada na mentalidade do “ou/ou”, como se não fosse possível ser rentável e sustentável ao mesmo tempo.  (more…)

Leia mais
15Sep2011
O Intangível está de volta ao Debate Thumbnail

O Intangível está de volta ao Debate

Por Nanette Byrnes e Dena Aubin | Reuters, de Chapel Hill e Nova York Se ativos intangíveis - patentes, por exemplo - dominam grande parte da economia moderna, por que continuam, em grande parte, fora dos balanços das maiores companhias americanas? Algumas vendas de patentes alçadas às manchetes reacenderam o interesse pela questão. Entre elas: o leilão, com arremate por US$ 4,5 bilhões, de patentes de tecnologia sem fio da Nortel, em 1º de julho, e os US$ 12,5 bilhões pagos pelo Google em 15 de agosto pela Motorola Mobility Holdings e suas 24,5 mil patentes e pedidos de patentes pendentes, além de outros ativos. (more…)

Leia mais
02Sep2011
Nova Gestão de RH: Convergindo Diversidade para Resultados Diferenciados Thumbnail

Nova Gestão de RH: Convergindo Diversidade para Resultados Diferenciados

O mundo dos negócios muda em ritmo acelerado; as relações das empresas com seus diversos stakeholders se intensificam e diversificam com a proliferação de canais e pontos de contato, meios e formas de comunicação e relacionamento, mudando para sempre as dinâmicas corporativas. São mudanças irreversíveis em que o principal desafio reside na capacidade de adequação das pessoas às novas formas de entender a vida, o trabalho e suas relações e relacionamentos.

Leia mais
02Sep2011
Duas das Competências Mais Críticas dos Mais Competentes Thumbnail

Duas das Competências Mais Críticas dos Mais Competentes

Existe uma fórmula única para o sucesso profissional? Certamente que não. No entanto, existem inúmeras listas com várias competências que seriam comuns as pessoas de sucesso. O objetivo deste artigo não é compilar ou analisar mais uma destas listas com atributos, comportamentos ou competências desejáveis para se alcançar o sucesso profissional. No entanto, é salutar fomentar a discussão sobre 2 temas que nos parecem importantes nos debates acerca da alta performance de profissionais. Estes temas são respectivamente o Coaching e a Andragogia. (more…)

Leia mais
02Sep2011
Como Web 2.0 Vem Influenciando a Relação entre Empresas e Funcionários? Thumbnail

Como Web 2.0 Vem Influenciando a Relação entre Empresas e Funcionários?

Como Web 2.0 Vem Influenciando a Relação entre Empresas e Funcionários? A Web teve impactos sensíveis na alteração do comportamento de diversas relações corporativas em voga. Para as funções de Recursos Humanos (RH) não poderia ser diferente. O mercado consumidor e a própria concorrência vem forçando as empresas a participar das tais Redes Sociais e dos novos recursos que a Web 2.0 vem disponibilizando. Por outro lado, as empresas incorporaram em seu ecossistema digital interno uma série de funcionalidades que mudaram a maneira das pessoas/funcionários trabalharem e se relacionarem. Por isso, pode-se dizer que a Web2.0 vem reescrevendo as regras de gestão e governança internas nas companhias, pois: (more…)

Leia mais