Arquivo de Capital Intelectual e Liderança Archives - TheDOMNetwork!

20Jul2012
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5 Habilidades Essenciais para a Liderança Moderna

Mais do que simplesmente chefiar, liderar é fazer com que um grupo de pessoas trabalhe em equipe e gerem os resultados desejados pela empresa, especialmente aqueles relacionados aos objetivos e metas

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20Jul2012
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Jack Welch, Clemente Nóbrega e a Relação da Gestão de RH com o Valor das Empresas

Se o Capital Humano é, para muitos, o principal ativo (intangível) de uma corporação, porque além de seu valor intrínseco, está intimamente ligado e é “enabler” dos demais ativos e, portanto, grande responsável pela performance e geração de valor nas corporações, muitas empresas não estão sabendo gerenciá-lo. Portanto, gerir talentos é gerir valor, hoje e amanhã, pois se gerencia o ativo que gera e protege valor hoje e o ativo que garante a capacidade de geração e proteção de valor no tempo. (more…)

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20Jul2012
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A Gestão Estratégica de Pessoas nas Organizações Modernas

A busca pela adequação às novas realidades impostas pelo cenário competitivo exige das empresas uma capacidade cada vez maior de planejamento e gestão de seus recursos humanos. Maiores níveis de produtividade, agilidade, captação e retenção de talentos, qualificação, engajamento e comprometimento com causas e valores da empresa são algumas das principais variáveis que devem ser orquestradas pelas áreas de RH.

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03Oct2011
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Estilos de liderança: Como Desenvolver um Líder Competente

A liderança tem sido um dos tópicos mais importante e discutido em todo o mundo, pois ela está presente e influencia diversos aspectos de nossas vidas. Se pensarmos na liderança de um país, ela irá determinar o tipo de política que será adotada, as decisões de guerra ou paz, definirá a economia, além de sistemas como saúde e educação, ou seja, influenciará a forma como as pessoas irão viver. Se pensarmos na liderança organizacional, vemos o impacto que esta pode causar na cultura da empresa, no desenvolvimento de seus colaboradores, na entrega dos resultados e, consequentemente, na sustentabilidade do negócio.

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30Aug2011
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A Liderança 360º

Quando pensamos na formação de um líder, encontramos muitos profissionais que aguardam receberem um cargo de liderança para então iniciarem o seu desenvolvimento nessa área.   No entanto, a liderança não está atrelada a uma posição e sim a capacidade que um indivíduo tem de influenciar as pessoas a sua volta, independente do cargo que ocupa.   Um dos grandes estudiosos da liderança, John C. Maxwell, apresenta o conceito do Líder 360º, que é aquele que desenvolve a sua influência para todas as direções da empresa, ou seja, desenvolve a liderança não apenas com seus subordinados, mas também com seu superior e pares. (mor

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06Jan2011

A Meritocracia que Funciona

O sucesso de uma empresa depende da capacidade de desenvolver competências e da qualidade da execução. É o famoso consenso de se ter “a pessoa certa no lugar certo”, fazendo o que faz melhor (maximizando seus skills), somado ao fato de esta pessoa ter as condições, ambientes, políticas e incentivos ideais para performar acima da média de seus pares e concorrentes. Conseguir exercer a prática desse consenso, entretanto, exige um trabalho enorme de gestão de pessoas, que vai do alinhamento estratégico e da profunda compreensão de quais perfis de pessoas são necessárias para quais desafios, responsabilidades e tarefas, até a existência de modelos de seleção, gestão, incentivos, valorização, reconhecimento e bonificação destes talentos... um trabalho que pode se resumir na frase simplista – simplicidade esta que pode ser muito complexa – de Jack Welch “gerir pessoas nada mais é que saber desafiá-las, remunerá-las e celebrá-las”.

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17Dec2010
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O Treinamento Corporativo e Sua Importância Estratégica

A combinação de apagão de talentos, crescimento econômico e aumento da complexidade dos negócios fizeram com que os programas de treinamento corporativo passassem a ter importância estratégica em muitas empresas. O mesmo pode ser dito sobre as pessoas que trabalham em tais organizações. Afinal, seus job descriptions cada vez mais requerem um conjunto de habilidades, conhecimentos e capacidades de lidar com novas ferramentas e tecnologias em um ambiente caracterizado pela incerteza e mudança. (more&he

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17Dec2010
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E-Book – Talentos Maximizando Valor

E-Book Talentos Maximizando Valor DOM Strategy Partners 2010 View more presentations from DOM Strategy Partners

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18Nov2010

A Gestão de Intangíveis na Prática: O Modelo IAM

Na Era do Conhecimento, os Ativos Intangíveis (Marcas, Tecnologia, Relacionamentos, Sustentabilidade, Clientes e Consumidores, Inovação, Governança Corporativa, Conhecimento, Talentos, dentre outros) representam grande parte do valor de uma empresa, a diferença entre seu valor de mercado e seu valor contábil. Mensurar e gerenciar os intangíveis é tarefa fundamental para a sobrevivência e competitividade de qualquer empresa que objetive encontrar seu oásis singular de valor no deserto global da competitividade dos mercados. Porém, com a crescente dissolução das fronteiras organizacionais, convergência de tecnologias, flexibilização dos modelos de negócios, concorrência intensiva e atuação do consumidor 2.0, tal tarefa atinge altos níveis de complexidade. Em resposta a tal contexto, a DOM/SP desenvolveu a metodologia Intangible Assets Management (IAM) que capacita sua empresa a identifica, categorizar, medir e gerenciar seus ativos intangíveis com excelência. O início de um processo de implementação do IAM consiste em reconhecer que eles existem com ativos e compreender sua natureza.

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18Nov2010

A Evolução do Consumidor

Como se cria um consumidor moderno? No Brasil, ele surgiu depois de uma série de transformações dramáticas e aceleradas, que modificaram sobremaneira o seu comportamento, suas atitudes e a sua percepção de coadjuvante nas relações de consumo. O resultado dessa gênese foi um indivíduo único no mundo. No início, foi a palavra. Ou melhor, o Código de Defesa do Consumidor, em vigor desde março de 1991. Se outras leis não pegaram, o código foi uma das raras regulamentações que realmente deu certo. Deve ser motivo de orgulho para cada brasileiro. Em particular, devemos sempre lembrar de conquistas, como a obrigatoriedade de estampar o prazo de validade em todos os produtos. Pode anotar, cidadão brasileiro, isso é coisa nossa. Em qualquer supermercado dos Estados Unidos você verá enlatados, guloseimas, hidratantes e protetores solares sem data de fabricação ou validade.  Outro item impressionante é a lei do SaC, em vigor a partir de 31 de julho de 2008. Nesse caso também não há precedentes em todo o mundo.

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