Estilos de liderança: Como Desenvolver um Líder Competente

A liderança tem sido um dos tópicos mais importante e discutido em todo o mundo, pois ela está presente e influencia diversos aspectos de nossas vidas.

Se pensarmos na liderança de um país, ela irá determinar o tipo de política que será adotada, as decisões de guerra ou paz, definirá a economia, além de sistemas como saúde e educação, ou seja, influenciará a forma como as pessoas irão viver.

Se pensarmos na liderança organizacional, vemos o impacto que esta pode causar na cultura da empresa, no desenvolvimento de seus colaboradores, na entrega dos resultados e, consequentemente, na sustentabilidade do negócio.

No entanto, estudos levantados no livro “Leadership: Enhancing the Lessons of Experience” mostram que:

  • 50% a 75% das lideranças apresentam uma incompetência na execução de suas atividades;
  • 50% dos CEOs da FORTUNE 500 são demitidos por baixa performance em 3 anos;
  • Nas pesquisas de avaliação de desempenho, mais de 75% das pessoas disseram que a parte mais estressante de seu trabalho é a relação com o chefe direto;
  • Um estudo publicado pela Harvard Business Review mostrou que apenas 30% dos negócios apresentavam um clima de trabalho saudável e respeitoso.

Essas estatísticas podem parecer absurdas, mas se você fizer um levantamento de todos os líderes que já passaram por sua vida e imaginar com quantos você voltaria a trabalhar, em qual porcentagem você chegaria?

Na média encontramos um resultado de 25% a 40%. Se os resultados apresentados são tão baixos, como saber se nós, como líderes, estamos caminhando na direção correta, ou seja, se estamos dentro do grupo de 25% a 40% dos nossos liderados?

O termo liderança é definido por diversos autores como a capacidade de influenciar pessoas para alcançarem um objetivo comum.

Tendo como base essa definição, é possível avaliar a qualidade de um líder através da análise de dois fatores primordiais, sendo eles: a habilidade de unir pessoas, ou seja, de montar equipes, e a capacidade de alcançar uma meta, ou seja, de entregar resultados. Juntando esses dois fatores, conseguimos encontrar quatro estilos de liderança, conforme veremos abaixo:

Líderes focados em resultado: são excelentes para o alcance das metas e para a entrega de resultados, no entanto apresentam grande dificuldade para construir equipes. Um dos indicadores desse tipo de liderança é o grande turn-over nas equipes de trabalho.

Líderes torcedores: são centrados em pessoas, criam excelentes relacionamentos. O ambiente de trabalho é harmonioso e divertido. No entanto, a entrega de resultado pode ser abaixo do esperado, pois esse estilo de liderança apresenta dificuldade em lidar com conflitos e com problemas de performance.

Líderes por nome: apresentam dificuldade em entregar resultado e em gerar bons relacionamentos. Buscam manter a sua posição de liderança, evitando chamar a atenção para si, ficando longe de conflitos e problemas.

Líderes Competentes: conseguem entregar excelentes resultados através de uma equipe de alta performance. Têm a habilidade de fazer com que os integrantes da equipe cresçam e se desenvolvam enquanto alcançam as metas organizacionais.

A chave para o sucesso nas organizações é conseguir desenvolver seus lideres para se tornarem competentes e entregar as posições estratégicas para esse grupo.

Para isso, devem desenvolver um Sistema de Gestão de Liderança focado em processos organizacionais que permitam a contratação, desenvolvimento, avaliação, recompensa e retenção de líderes talentosos.

Enquanto que a chave para o sucesso da nossa liderança está baseada na nossa capacidade de nos tornarmos líderes competentes, ao contrário do que muitos dizem, a liderança não se desenvolve através do tempo. O que realmente desenvolve um líder é a sua capacidade de observação e reflexão sobre as suas ações.

O tempo e a experiência permitem que o líder tenha mais possibilidades de ação. No entanto, se ele tiver uma ação, mas não observar as consequências e não refletir sobre os motivos e significados da mesma, dificilmente ele conseguirá aprender com essa experiência.

Podemos também desenvolver as nossas habilidades de liderança observando as ações de outros líderes, para isso, é preciso exercitar a capacidade de refletirmos sobre as consequências e os motivos dessas ações.

Além disso, hoje o mercado oferece diversos programas e cursos de desenvolvimento de liderança. A qualidade desses cursos baseia-se na possibilidade de simular situações de liderança, para que o participante possa vivenciar e, em seguida, observar e refletir sobre a experiência vivida.

Então, se você deseja se tornar um líder melhor, experimente situações desafiadoras de liderança e em seguida reflita sobre essas experiências.

Você pode começar agora mesmo, listando os momentos difíceis que tenha vivenciado nessa última semana. Pense sobre as suas ações nessas situações e as consequências que elas geraram.

Por último, reflita sobre os motivos de ter agido da forma que agiu e no como gostaria que fosse quando essa situação se repetir. Com certeza, nesse momento, você já deve ter aprendido algo importante sobre a sua liderança.

Por:

Veronica Ahrens

Sócia Consultora da Crescimentum. Pós-Graduada em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela FGV. Certificada pela Universidade de Toronto nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento. Tem Certificado Internacional em Coaching pelo ICI. Professora convidada pela Universidade Gama Filho nas áreas de Gestão e Liderança.

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