Arquivo de Estratégia e Competitividade Archives - TheDOMNetwork!

15Jun2015
O que É e o que não É Estratégia Thumbnail

O que É e o que não É Estratégia

Durante toda nossa trajetória atuando no planejamento estratégico de grandes empresas, temos visto diversas confusões em conceitos sobre o que se define por estratégia que, apesar de serem enuncia

Leia mais
08Apr2015
Como Integrar os Ativos Intangíveis ao BSC Thumbnail

Como Integrar os Ativos Intangíveis ao BSC

Quando pensamos na análise de valor de uma empresa, uma realidade que não podemos deixar de considerar é a crescente relevância dos ativos intangíveis. Em última instância, são estes os respon

Leia mais
12Mar2015
O Fator Digital na Estratégia das Empresas Thumbnail

O Fator Digital na Estratégia das Empresas

Qual o objetivo do seu negócio: perenidade, crescimento, lucro imediato, reputação... ? Como você define o caminho para chegar lá: BSC, canvas, design thinking ? Qual elemento de diferenciação

Leia mais
12Mar2015
O Elemento Zero-Cinco e a Teoria Estratégica Thumbnail

O Elemento Zero-Cinco e a Teoria Estratégica

"O conceito de estratégia, em grego strategía; em latim strategĭa; em francês stratégie... os senhores estão anotando? vou pedir isso na prova... em inglês strategy; em alemão strategie; e

Leia mais
12Mar2015
O Erro Imperdoável de Jim Collins Thumbnail

O Erro Imperdoável de Jim Collins

A principal afirmação que postulamos como premissa e que desafiamos a ser contestada de forma geral (exceções pontuais monopólicas ou públicas não valem) é que... Toda e qualquer empres

Leia mais
20Jul2012
Jack Welch, Clemente Nóbrega e a Relação da Gestão de RH com o Valor das Empresas Thumbnail

Jack Welch, Clemente Nóbrega e a Relação da Gestão de RH com o Valor das Empresas

Se o Capital Humano é, para muitos, o principal ativo (intangível) de uma corporação, porque além de seu valor intrínseco, está intimamente ligado e é “enabler” dos demais ativos e, portanto, grande responsável pela performance e geração de valor nas corporações, muitas empresas não estão sabendo gerenciá-lo. Portanto, gerir talentos é gerir valor, hoje e amanhã, pois se gerencia o ativo que gera e protege valor hoje e o ativo que garante a capacidade de geração e proteção de valor no tempo. (more…)

Leia mais
20Jul2012
Desafios da Gestão Estratégica de RH Thumbnail

Desafios da Gestão Estratégica de RH

Os tempos atuais não têm sido fáceis para os executivos de RH. Ao mesmo tempo em que se desdobram para promover uma agenda mais estratégica dentro das organizações, pressões por reduções de custos e demandas de curto prazo lembram a estes executivos que muitas organizações ainda encaram a área como fonte de despesa, e não de valor. Além disto, não é novidade para ninguém que as dificuldades em encontrar e motivar talentos parecem crescer a cada ano. (more…)

Leia mais
20Jul2012
A Gestão Estratégica de Pessoas nas Organizações Modernas Thumbnail

A Gestão Estratégica de Pessoas nas Organizações Modernas

A busca pela adequação às novas realidades impostas pelo cenário competitivo exige das empresas uma capacidade cada vez maior de planejamento e gestão de seus recursos humanos. Maiores níveis de produtividade, agilidade, captação e retenção de talentos, qualificação, engajamento e comprometimento com causas e valores da empresa são algumas das principais variáveis que devem ser orquestradas pelas áreas de RH.

Leia mais
11Jun2012
O Erro Imperdoável de Jim Collins Thumbnail

O Erro Imperdoável de Jim Collins

A principal afirmação que postulamos como premissa e que desafiamos a ser contestada de forma geral (exceções pontuais monopólicas ou públicas não valem) é que... Toda e qualquer empresa foi pensada, concebida, engendrada ou parida por acidente para suprir uma demanda real ou potencial de mercado. E, por mercado entendam-se Clientes (consumidores ou empresas). A afirmação imediatamente decorrente desta é que... (more…)

Leia mais
11Jun2012
O Relacionamento Empresa-Cliente no Centro da Estratégia Thumbnail

O Relacionamento Empresa-Cliente no Centro da Estratégia

O contexto competitivo das empresas exige cada vez mais a utilização de informações de forma assertiva e precisa como subsídio para a definição e direcionamento de suas estratégias competitivas e corporativas. O conhecimento acerca dos clientes, stakeholders e mercados é a base para as decisões que impactam diretamente a competitividade das empresas, uma vez que direcionam focos de atenção, investimentos e esforços corporativos para que toda a organização se mobilize no sentido de prover os melhores e mais adequados serviços, produtos e canais de relacionamento com seus clientes.

Leia mais