Arquivo de Gestão e Governança Archives - TheDOMNetwork!

15Jun2015
Estratègia de Gestâo do Valor Sustentável de Longo Prazo (LTVS – Long Term Sustainable Value) Thumbnail

Estratègia de Gestâo do Valor Sustentável de Longo Prazo (LTVS – Long Term Sustainable Value)

O conceito do valor sustentável de longo prazo ou long term sustainable value (LTSV) advém da evolução dos conceitos associados à definição da sustentabilidade corporativa, como podemos ver nas

Leia mais
15Jun2015
O que É e o que não É Estratégia Thumbnail

O que É e o que não É Estratégia

Durante toda nossa trajetória atuando no planejamento estratégico de grandes empresas, temos visto diversas confusões em conceitos sobre o que se define por estratégia que, apesar de serem enuncia

Leia mais
15Jun2015
Premissas Centrais para que o Planejamento Estratégico não Vá para a Gaveta Thumbnail

Premissas Centrais para que o Planejamento Estratégico não Vá para a Gaveta

A efetiva formulação, implantação e gestão de um Planejamento Estratégico devem contemplar algumas etapas críticas que definem o sucesso ou insucesso nos resultados esperados. Muitos são os

Leia mais
12Mar2015
O Erro Imperdoável de Jim Collins Thumbnail

O Erro Imperdoável de Jim Collins

A principal afirmação que postulamos como premissa e que desafiamos a ser contestada de forma geral (exceções pontuais monopólicas ou públicas não valem) é que... Toda e qualquer empres

Leia mais
11Jun2012
O Erro Imperdoável de Jim Collins Thumbnail

O Erro Imperdoável de Jim Collins

A principal afirmação que postulamos como premissa e que desafiamos a ser contestada de forma geral (exceções pontuais monopólicas ou públicas não valem) é que... Toda e qualquer empresa foi pensada, concebida, engendrada ou parida por acidente para suprir uma demanda real ou potencial de mercado. E, por mercado entendam-se Clientes (consumidores ou empresas). A afirmação imediatamente decorrente desta é que... (more…)

Leia mais
11Jun2012
O Caminho da Competitividade através da Governança Estratégica do Cliente Thumbnail

O Caminho da Competitividade através da Governança Estratégica do Cliente

O cliente, como ator principal e atrator de todos os esforços de geração de caixa (pelo consumo de produtos e serviços), assume cada vez mais um papel de destaque no que se refere às políticas de gestão e estratégias de relacionamento das companhias, uma vez que fidelizá-lo significa ter uma perspectiva positiva em relação à perpetuidade e competitividade da empresa. Toda e qualquer empresa deve ter como principal objetivo prover o máximo de efetividade no atingimento das metas e objetivos que irão impactar positivamente sua posição competitiva, as variáveis de seu entorno e, consequentemente, seus principais stakeholders. Em um contexto pautado pela competitividade agressiva entre empresas nos diversos setores da economia, fica claro que não há stakeholder mais relevante do que o cliente e gerenciar e governar de forma adequada as relações empresa-cliente se torna prática altamente estratégica.

Leia mais
08Nov2011
Líderes Estratégicos Thumbnail

Líderes Estratégicos

A estratégia de um negócio está relacionada com o caminho, ou ações formuladas, para alcançar as metas estabelecidas pela empresa. É a forma como os recursos serão alocados para atingir um determinado objetivo. Por isso, vemos uma crescente preocupação em tornar os líderes de diferentes níveis mais estratégicos, ou seja, com melhor entendimento de sua área e do seu negócio, para poder assim contribuir com a criação e com o alinhamento da visão da empresa. Muitas ferramentas auxiliam no desenvolvimento das estratégias empresariais, porém, o foco delas está em buscar uma melhor posição competitiva dentro do mercado no qual as empresas atuam, ou seja, buscar uma forma para atrair os clientes da concorrência para o seu próprio negócio. (more&he

Leia mais
03Oct2011
Estilos de liderança: Como Desenvolver um Líder Competente Thumbnail

Estilos de liderança: Como Desenvolver um Líder Competente

A liderança tem sido um dos tópicos mais importante e discutido em todo o mundo, pois ela está presente e influencia diversos aspectos de nossas vidas. Se pensarmos na liderança de um país, ela irá determinar o tipo de política que será adotada, as decisões de guerra ou paz, definirá a economia, além de sistemas como saúde e educação, ou seja, influenciará a forma como as pessoas irão viver. Se pensarmos na liderança organizacional, vemos o impacto que esta pode causar na cultura da empresa, no desenvolvimento de seus colaboradores, na entrega dos resultados e, consequentemente, na sustentabilidade do negócio.

Leia mais
02Sep2011
Nova Gestão de RH: Convergindo Diversidade para Resultados Diferenciados Thumbnail

Nova Gestão de RH: Convergindo Diversidade para Resultados Diferenciados

O mundo dos negócios muda em ritmo acelerado; as relações das empresas com seus diversos stakeholders se intensificam e diversificam com a proliferação de canais e pontos de contato, meios e formas de comunicação e relacionamento, mudando para sempre as dinâmicas corporativas. São mudanças irreversíveis em que o principal desafio reside na capacidade de adequação das pessoas às novas formas de entender a vida, o trabalho e suas relações e relacionamentos.

Leia mais
02Sep2011
A Insustentabilidade da Relação do Ser Coletivo com o Individual Thumbnail

A Insustentabilidade da Relação do Ser Coletivo com o Individual

Desde Karl Marx, a dicotomia fundamental da economia moderna está pautada na relação entre o Capital e o Trabalho. O Capital (Empresa) propicia o Trabalho (Funcionário) que, por seu lado, é a base da Sustentabilidade do Capital, através da dinâmica do consumo (oferta e procura). De lá para cá, as formas com que as empresas abordam os dilemas intrínsecos a esta relação, através de sua cultura corporativa, evoluíram em compasso com a evolução humana, científica tecnológica, etc. Porém, poucos foram os momentos em que a inovação para a renovação estrutural e sistêmica de velhas soluções foram tão prementes.

Leia mais